Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

28 de novembro de 2008

XV Semana Cultural da Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel

A Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, realiza desde segunda-feira (24), a XV Semana Cultural, com uma vasta programação cultural e desportiva. Este ano, a Escola apresentou como tema “Os Vários Caminhos da Leitura”, como forma de atrair cada vez mais o alunado papa o mundo da leitura.

Abertura oficial com presença de autoridades locais
Durante toda a semana grupos e artistas se revesaram em apresentações de dança, música, teatro, exposições, capoeira e durante o dia atividades esportivas no Módulo Esportivo com Futsal masculino e feminino.

Grupo Tribo da Arte de Lucrécia-RN
Tivemos na terça (25) a ilustre participação do grupo Tribo da Arte de Lucrécia/RN. Grupo maravilhoso, formados por meninos e meninas da zona rural e urbana daquela cidade. Um verdadeiro espetáculo de teatro de rua.

Momentos de leituras e discussões
O encerramento da XV Semana Cultural acontece hoje, com programação cultural às 19h, na sede da Escola, incluindo ainda uma mesa redonda abordando “A Leitura no Mundo Digital” com o Estudante Universitário Leandro Tomé e apresentações dos grupos Ritmos e Amigarte.

Palhaçoes Espeto, Canelinha, Bicão, Minhoca e Remendo

23 de novembro de 2008

Compromissos

A Cia. Ciranduís terá pela frente vários compromissos a serem cumpridos até o final do ano. Confira nossa agenda.

· Semana Cultural da Escola Aluízio Gurgel, em Janduís/RN – 24 a 28 de novembro.
· Oficina de palhaço para o Grupo Fantasia Real de Martins/RN – Novembro e inicio de dezembro.
· Oficina para o Projovem em Alexandria/RN – Final de novembro e mês de dezembro completo.
· Montagem do Espetáculo “Dengue – A peleja de Seu Rocha Quebra Pedra”.
· Encontro da ANEPS em Natal – 02 a 05 de dezembro.
. Festa da Padroeira Santa Luzia na comunida de Permissão dia 06 de dezembro.
· Vivência pedagógica – 07 de dezembro na Escola Creche Tia Alice.

O grupo dispõem de outros contatos que iremos publicar quando agendados e fechados. Companhia Ciranduís 15 anos de tradição!

XXIV Escambo Popular Livre de Rua em Janduís

Agora é definitivo. A data para realização do XXIV Escambo Popular Livre de Rua em Janduís/RN, será entre os dias 09 e 12 de janeiro de 2009, depois de aprovado pelos grupos articuladores do Escambo presentes na reunião do Arte Pras Ruas em Umarizal/RN, nos últimos 22 e 23 deste.

Movimento em discussão
O Escambo de Janduís será um encontro especial, onde iremos receber apenas 220 pessoas. Isso porque alguns grupos que participaram em outros momentos, não se articulam pra estarem presentes nas reuniões ou em comunicação direta com o Movimento.


Grupo Rítmos de Dança do Movimento Escambo
A programação completa em breve aqui neste espaço, assim como, outras definições como apoios e patrocínios e a realização da Guerrilha Cultural que será realizada em dezembro [Data não marcada] entre as cidades de Janduís, Campo Grande, Caraúbas, Olho D’Água dos Borges, Umarizal, Patu, Messias Targino com retorno a Jansuís.

Arte Pras Ruas

A Cia. Arte e Riso de Umarizal, realizou o Arte Pras Ruas – encontro de artistas e grupos – entre os dias 22 e 23 deste, na Casa de Cultura Popular da cidade.
Primeiro momento de discussão no sabado (22)
No encontro aconteceram recreações, sarau cultural, oficinas e debates acerca do Escambo de Janduís, que será realizado em janeiro de 2009. A programação do Arte Pras Ruas foi inserida na programação dos 50 anos de Emancipação Política da cidade.
Momento do Sarau Cultural
Estiveram presentes: Cia. Ciranduís, Filhos do Sol, Cia. Brincantes do Sertão, Ritmos de Dança, Balai de Arte e Ginga Faceira de Janduís/RN; Arte Viva de Santa Cruz/RN, Sertão Vivo de Carnaúba dos Dantas/RN; Tribo da Arte de Lucrecia/RN; La Trupe de Natal/RN.
Manhã recreativa no Bosque da Cidade
Ainda estiveram presentes: O Movimento do Reggae, Cervantes do Brasil e Flor do Sol de Icapuí/CE; Semearte e outros grupos de teatro de Fortaleza/CE.

VII Feira de Leitura em Pau dos Ferros

A Companhia Ciranduís participou da VII Feira de Leitura, entre os dias 20 e 21 de novembro, organizada pela Universidade da Criança – Escola Particular de Ensino Fundamental – na cidade de Pau dos Ferros/RN.
Equipe Ciranduís, que atuou em Pau dos Ferros
O convite foi feito pelo casal Janda e Esdras, ambos idealizadores da Escola, uma fez que viram o trabalho do grupo sendo apresentado na cidade de Martins/RN, durante o Festival da Gastronomia, em julho deste ano.
Ciranduís e Janda ao Centro
A Ciranduís levou música, poesia, dinâmicas, dublagem, quadro de palhaços, A Loja de Chapéus que ficavam intercalando na programação da escola entre uma atração e outra.
Professores da Universidade da Criança e CIRANDUÍS
Além de fazer uma grande amizade com escola, outras lições o grupo trouxe em sua mala, deixadas pelo casal Janda e Esdras, que em nós despertou o ciclo de uma grande amizade. O grupo em breve retornará a Pau dos Ferros/RN, para mais um trabalho de arte e cultura que foi avaliado como ótimo.

Reunião

A Cia. Ciranduís, se reuniu na quarta-feira (19), para definir alguns encaminhamentos de trabalhos, avaliados como prioritários peka instituição. A reunião aconteceu, às 09h, na Casa de Cultura Vapor das Artes em Janduís e contou com a presença de setenta por cento de seus membros ativos.

20 de novembro de 2008

Nepostismo

A Lei do nepotismo agora em ascensão nacional, mesmo sendo criada em primeira instancia na cidade de Janduís, fez o prefeito Salomão Gurgel, reunir cargos comissionados e funcionários da prefeitura, na última segunda-feira (18), às 16h, na Câmara Municipal.
Prefeito Salomão Gurgel, exponto sobre a Lei
Na reunião o prefeito expôs a determinação do Ministério Público e anunciou as pessoas que tiveram que ser demitidas por questões de parentescos de até terceiro grau entre os cargos comissionados e a Câmara Municipal.
Funcionários, contratados e Cargos Comissionados.
Na oportunidade, o prefeito anunciou que o Edital para contratação de uma empresa para a realização do Concurso Público foi lançada e que até março de 2009, estará realizando o Concurso Público de Janduís.

19 de novembro de 2008

III Semana Cultural

A Escola Estadual Professor Daniel Gurgel em Janduís, está realizando a III Semana Cultural, entre os dias 18 e 21 de novembro do corrente ano. Este ano a Escola traz com tema: “Anos 60: Rebeldia, Mudanças e Perspectivas de um Novo Tempo”, com intenção de buscar a reflexão dessa nova geração que nasce na década de 90.
jovens artsitas fantasiados em exposição dos anos 60
A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (18) com a presença de autoridades locais, alunos, professores, exibição de vídeo temático e apresentação da Companhia Rítmos de Dança.

Durante toda a semana acontecem atividades de exposições, apresentações, debates e estudos a cerca do tema.
Exposiçõa de histórias que se passaram nos anos 60
O encerramento será na sexta-feira (21) com a feira do Jovem Empreendedor, a partir das 19h, na Praça Santa Teresinha. O Jovem empreendedor é um projeto que a escola trabalha em parceria com o SEBRAE e Governo do Estado.

Entretenimento

No final de semana 15 e 16 de novembro, o Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, em parceria com a Companhia Ciranduís, realizou atividades culturais como teatro e cinema na Comunidade de Gado Bravo, à 28km de distância da sede do município.
CONE PELC MATUTO
A atividade de Cinema denominada de “CINE PELC MATUTO”, exibiu o filme nacional “TAPETE VERMELHO”, acompanhado da alegria dos palhaços da Ciranduís, dinâmicas e brincadeiras com as crianças e a participação de moradores de Morada Nova e Bela Vista.
Atividades de recreação com crianças
Para o coordenador do PELC, Emanuel Almeida, há uma expectativa muito boa em relação a parceria com a Companhia Ciranduís, uma vez que a idéia vai se estender à outras comunidades do município. “Queremos levar a todos os cidadãos em todos os locais o lazer, a cultura e a diversão”. Finalizou Emanuel.

Cultura do PT

A Secretaria Nacional de Cultura do PT, aproveitando o encontro do TEIA, em Brasília/DF, reuniu militantes de mais de 15 estados brasileiros, com o intuito de discutir as inovações culturais no Governo Lula.
Gison Matias, Lindemberg Bezerra e Morgana - Secretária Nacional de cultura do PT
Da bancada do Rio Grande do Norte participaram da reunião Lindemberg Bezerra [Ponto de Cultura Semearte – Janduís], Fábio Lima [Secretário adjunto da Fundação José Augusto] e Gilson Matias [Chefe de Gabinete da Fundação José Augusto] ambos militantes ao PT.
Reunião de Cultura do PT
Depois de avaliar cada estado, ficou encaminhado e agendado um encontro no mês de dezembro em São Paulo/SP, com militantes do PT, que são ligados às artes cênicas para ampliar as discussões.

TEIA 2008

O Encontro Nacional dos Pontos que ocorreu em Brasília/DF, entre os dias 12 e 16 de novembro de 2008, estiveram presentes representantes de mais de 800 pontos de cultura espalhados pelo Brasil inteiro, com atividades concentradas no Museu Nacional.
Grupos de discussões
Vários grupos de discussões, GLBTT, Diversidade Cultural, Artes Cênicas, Ação Griô, Cultura Digital, Cultura indígena, diversas pessoas, de diversas regiões fizeram do encontro um grande ponto de discussão futura.
Momentos Culturais
Os integrantes do TEIA, discutiram a possibilidade de os Pontos de Cultura, se transformarem em Política de Estado, e deixar de ser Política de Governo. Já que o Governo Federal quer ampliar a diversidade cultural é preciso pensar na sustentabilidade.
Participação da Cultura Indígena
Ao final do encontro houve um grande cortejo envolto a Esplanada dos Ministério, reivindicando da Câmara dos Deputados e do Senado, a PEC 236, que regulamento o investimento à cultura de 2% da União, 1,5% dos Estados e 1% dos Municípios.
Cortejo até a praça dos Três Poderes
O próximo TEIA acontecerá em Fortaleza/CE, em merco de 2010, como anuncio Célio Turino, Secretário de Projetos Especiais do MINC.

14 de novembro de 2008

Casa do Estudante de Caicó

A Casa do estudante de Caicó/RN, que abriga um número razoável de estudantes da cidade de Janduís/RN, comemora aniversário com grande programação cultural, hoje sexta-feira, a partir das 19h, na sede da casa.

A Cia. Ciranduís, juntamente com grupos de Janduís, foi convidada a apresentar seu trabalho teatral de rua, que hoje tem grande referência no Rio Grande do Norte, e como forma de reconhecimento dos estudante da casa.

Parabéns a Casa do Estudante de Caicó e todos que fazem da casa um espaço de educação e cidadania.

Encontro de Umarizal

O grupo Arte e Riso de Umarizal/RN, está travando uma luta ferrenha com o poder público da cidade,que ora é representando pelo prefeito Rogério Fonsêca (PSB), para bancar o encontro, que no período da Emancipação Política da cidade, levará arte e cidadania pra comunidade.

Além de ser um exercício cultural para o grupo da cidade, será um canal de discussão para o encontro do Escambo de Janduís/RN, que está previsto acontecer em janeiro de 2009.

Mesmo a prefeitura não bancando a alimentação dos grupos de fora, por alegar contenção de gastos, O Arte e Riso irá realizar o encontro e a Companhia Ciranduís, mandará dois representantes pra engrossar o caldo nas terras do gavião.

O encontro acontecerá nos dias 21, 22 e 23 deste mês, na cidade de Umarizal, com grupos do Movimento EScambo.

Janduís no TEIA

O Ponto de Cultura Semearte de Janduís/RN, está com um representante no TEIA - Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, no encontro que acontece em Brasília desde 12 deste mês.

O Agente da Casa de Cultura Popular e um dos coordenadores do Ponto de Cultura, Lindemberg Bezerra, está em Brasília como delegado municipal.

A abertura oficial aconteceu na quarta (12), às 19h, no auditório do Museu Nacional, no coração da Capital Federal.

Participam ainda do encontro, pontos de cultura de todos os estados do Brasil...

9 de novembro de 2008

TEIA Brasília 2008: Direitos Humanos: iguais na diferença

Entre os dias 12 e 16 de novembro de 2008, Brasília será ocupada por diferentes ritmos e cores. A capital do país, durante a semana em que se comemora a proclamação da república será a sede do terceiro encontro nacional dos Pontos de Cultura, que integra o programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, a TEIA 2008, o maior encontro da diversidade cultural brasileira. Mais de 800 representantes e centenas de artistas e ativistas culturais de todas as regiões do país se reunirão na Esplanada dos Ministérios em Fórum, Seminários e Mostra Artística. Um encontro de reflexão e encantamento.

Capital Federal
Já realizada nas cidades de São Paulo, em 2006, e Belo Horizonte, em 2007, a TEIA 2008 apresenta um importante diferencial: a elaboração e execução articulada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPC), formada por representantes eleitos pelos próprios Pontos de Cultura. O destaque desta edição vai para o segundo Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), que será realizado no Auditório do Museu da República e reunirá representantes dos fóruns estaduais, das ações nacionais, além das áreas temáticas e redes que compõem o programa Cultura Viva.


Reconhecido como a instância política dos Pontos de Cultura, o fórum foi criado na TEIA 2007. Formado por representantes dos mais de 800 Pontos presentes em todo o país, o fórum da TEIA 2008 tem como principais objetivos fortalecer o Sistema Nacional de Cultura, consolidar a TEIA como espaço político-cultural dos Pontos de Cultura, fomentar a construção de marcos legais que reconheçam a autonomia e o protagonismo cultural do povo brasileiro e debater os avanços e desafios na gestão compartilhada do programa Cultura Viva.

Encontro PT

Dentre os três partidos que tem vida em Janduís, o Partido dos Trabalhadores – PT, partido de maior expressão e atuação mais forte com cinco vereadores na Câmara Municipal, um prefeito e um vice-prefeito, se reuniu na Câmara Municipal, entre 09h e 12h, deste domingo (09), para receber novos filiados.

Prefeito Salomão Gurgel e presidente do PT ao centro
O partido que é presidido pelo Prefeito Salomão Gurgel, conta com 132 filiados e com mais 32 filiações hoje, chega a 164 filiados e seguidores do partidários pela ideologia petista com ética, honestidade e competência.

Presidente estadual do PT, Geraldo Pinto
No evento, tivemos a presença do presidente estadual da sigla Geraldo Pinto, dos vereadores eleitos Paulinho de vitor, Raimundo do Sindicato, Adeilson e Professor Rênio, além de um número de jovens que compõem a JPT.

Plenário de filiadose recém-filiados presentes

Cinema nos Bairros

O Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, iniciou na última sexta-feira (07), um trabalho inovador na cidade, que é a exibição de cinema nos bairros, como alternativa de lazer e entretenimento a comunidade.

O primeiro filme exibido foi “Pride” e a sessão aconteceu ao lado da Igreja Santa Teresinha, com um público de aproximadamente 100 pessoas.

Visita

Na última sexta-feira (07), o Deputado Federal Betinho Rosado, visitou a cidade de Janduís/RN, para vistoriar construção na área do Esporte, a partir de uma emenda parlamentar de R$ 500.000,00 (Quinhentos Mil Reais) para o município.
Deputado Betinho Rosado, prefeito Salomão e assessores da prefeitura
Ao lado do prefeito Salomão Gurgel, assessores e secretários, Betinho Rosado sugeriu gramar o campo oficial do Módulo esportivo, Construir arquibancadas, vestuários, iluminação e reformara toda a murada do complexo Módulo Esportivo.
Prefeito Salomão Gurgel e o Deputado Betinho analisando plnata do projeto
Segundo o deputado, ano que vem ele pretende colocar mais dinheiro para o município de Janduís. Esse olhar especial por Janduís, Betinho Rosado sempre teve independente de partido político ou de qualquer outro fato.

7 de novembro de 2008

Escambo X Comunicação X Programações

O próximo encontro do Escambo está pra acontecer no mês de janeiro de 2009, mais uma vez em Janduís/RN. A data que havia sido definida anteriormente 20 a 23 de novembro foi adiada em virtude da questão estrutural.
Junio Santos orientando grupos do Escambo
O Escambo sempre foi, é feito e discutido pelos grupos em suas localidades e suas regiões de acordo com as possibilidades de cada um. No entanto a comunicação sempre foi um ponto fraco por parte de muitos escambistas.

Pela internet, que é o veiculo mais rápido da comunicação mundial a gente só vê e-mails dos grupos de Janduís [Ciranduís, Filhos do Sol, Ginga Faceira], Arte e Riso de Umarial/RN, La Trupe de Natal/RN, Semearte de Fortaleza/CE e Cervantes do Brasil de Icapuí/CE.
Grande roda de escambistas
É incrível a falta de comunicação dos demais grupos que são articuladores do Escambo. Neste período estamos num impasse de programação. Nos dias 21, 22 e 23 de novembro está sendo agendado o evento Arte Pras Ruas em Umarizal/RN pelo Arte e Riso, que serve como ponto de reunião do Escambo.

Na mesma data (21/11) pega o final da Semana Cultural da Escola Aluízio Gurgel; dia 22/11, será o batizado do Grupo Ginga Faceira em Janduís.

E agora José ???????

Eleições do Conselho Tutelar

A Comissão Eleitoral escolhida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Janduís, afixou Edital em todos os murais da cidade e já estabeleceu a resolução que rege do processo Eleitoral.

No entanto, temos uma expectativa que mais de 40 pessoas estão providenciando as documentações exigidas para se submeterem a prova de conhecimento do Estatuto da criança e do Adolescente – ECA, dia 11 de janeiro de 2009 e respectivamente se candidatarem.

Daí, que alguns dos pretendentes aos cargos de Conselheiros Tutelares, não tem conhecimento se quer das Leis Municipais 257/2004 e 258/2004, ou são enroladas com a justiça, imaginam que vão tumultuar o processo com aberrações ou desacato moral.

A Eleição será realizada pelo CMDCA e fiscalizada pelo Ministério Público. Toda decisão sobre as Eleições será tomada de acordo com a Lei ou com a plenária do CMDCA. Os desorientados, mal educados e sem formação cidadã que chorem, berrem, pulem, façam o que quiser. Nada será feito fora da lei.

O cargo de Conselheiro Tutelar não é um emprego como muitos acham. É uma missão muito importante para o município e pra o individuo. Uma vez mal interpretado pode virar pesadelo
.

Emancipação Política de Alexandria

A cidade de Alexandria/RN, no alto oeste do estado, completou seus 78 anos de Emancipação Política, na data 07 de novembro. E diante do fato, foram organizadas apresentações culturais com escolas e comunidade, numa programação de três dias.

Cena de Robertão, O Fuxiqueiro e Pretinha
A convite do Secretário de Administração Silva Neto, a Companhia Ciranduís, participou da programação na quinta-feira (06), com show de dublagem e o espetáculo “O FUXIQUEIRO” de Lindemberg Bezerra.

O Fuxiqueiro encerrando a peça em grande estilo
O espetáculo esteve pela primeira vez na cidade e arrancou risos e aplausos pela boa atuação dos atores e pela própria proposta do texto teatral de rua.

Avaliação

Na última terça-feira (04), a Companhia Ciranduís se reuniu na Casa de Cultura, das 09h às 11h, para avaliar o primeiro semestre de 2008 e respectivamente elencar aquilo que o grupo acha importante para esses últimos dois meses do ano.
Coordenador Josivan Rhuann
O grupo avaliou e refletiu sobre quem esteve ao lado das decisões coletivas do grupo e sobre a minoria que tentou um vôo rasante sem sucesso em busca da individualidade, da ambição, da arrogância e da falta de maturidade de movimento social.

Como prioridade, o grupo definiu a realização do XXIV Escambo de Janduís, apresentações na comunidade, Vivencia psico-cultural e atender os convites da cidades vizinhas e parceiros.
O coordeandor da Ciranduís, Josivan Rhuann, foi claro e enfatico: "Quem faz e busca pelo grupo terá prioridade nos projetos vindouros. Os demais terão que recostuir o que distruiu com palavras e atos impensados".

Ciranduís e PROJOVEM

O PROJOVEM adolescente da cidade de Alexandria, conta com um trabalho diferenciado das demais cidades, com a parceria da Companhia Ciranduís.
Momento de dinâmicas e oficinas
Desde agosto deste ano, os mais de 40 jovens de dois colegiados da manhã e tarde recebem oficinas de teatro e o regate dos Brinquedos Cantados.

A proposta que vem sendo trabalhada pelas principais universidades barsileiras, hoje atinge em média 25 cidades do Rio Grande do Norte, segundo informações fornecidas pela UERN. A proposta é que todas as cidades trabalhem essa proposta dentro das Escolas.
Aconchego jovem em Alexandria
O trabalho em Alexandria é ministrado pelo instrutor e universitário da Companhia Ciranduís Lindemberg Bezerra, na iniciativa da Prefeitura de Alexandria, através da Secretaria de Assistência Social.

Amiguinho Teoté

O poeta e escritor janduiense Hilton Lira, depois de uma espera de dez anos consegue lançar um livro pra o público Infantil, intitulado “Amiguinho Teoté”.
Lindemberg Bezerra e o escritor Hilton Lira
O lançamento oficial aconteceu na festa da padroeira com autógrafos e venda de exemplares para o público em geral.

Em Janduís temos Maria Pinheiro, Jorge Gonçalves, Josivan Rhuann, Lindemberg Bezerra, Prof. Valdécio Fernandes Rocha que lançaram obras literárias e também Ray Lima paraibano considerado filho de Janduís.

Programa Esporte e Lazer da Cidade

Durante o período da Festa da Padroeira Santa Teresinha, em Janduís, o Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, realizou uma ação determinada “RUA DO LAZER”.
Atividades acompanhadas pelo coordenador Emanuel Almeida
A programação aconteceu numa tarde em frente à Casa da Cultura com jogos, brincadeiras, cama elástica, pintura e muita diversão.

O Programa hoje conta com vários parceiros de trabalho no município, incluindo a Casa de Cultura e a Companhia Ciranduís. Parabéns a todos do PELC.