Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

22 de março de 2015

Professores de Janduís realizam protesto cobrando melhorias salariais

O ano letivo iniciou este mês e, devido ao déficit de educadores que aderiram à greve, as aulas foram suspensas esta semana. A adesão ao movimento grevista está, segundo o sindicato, entre 70 e 75%.


Professores fizeram caminhada pelas ruas da cidade. (Foto: Marleide Cunha)a
Professores fizeram caminhada pelas ruas da cidade. (Foto: Marleide Cunha)
Os professores da rede municipal de Janduís (distante cerca de 130km de Mossoró) estão nas ruas fazendo um protesto que cobra reajustes salariais que não acontecem desde 2012, pagamento do 13º salário ainda de 2014, manutenção da carga horária e a implementação do Piso Nacional. O ano letivo iniciou este mês e, devido ao déficit de educadores que aderiram à greve, as aulas foram suspensas esta semana.

As aulas deveriam ter começado no dia 23 de fevereiro, mas não aconteceu. O segundo calendário previa o início em 2 de março, o que acabou acontecendo. Porém, o baixo número de professores acabou atrapalhando o funcionamento das escolas que resultou em paralisação geral essa semana. A adesão ao movimento grevista está, segundo o sindicato, entre 70 e 75%.

Com faixas, cartazes e apitos, os professores estão realizando diversas atividades neste período de greve. O protesto que acontece na manhã de hoje pelas ruas da cidade visa chamar atenção da população e sensibilizar a prefeitura para os problemas que a educação vem passando.

“O município não está honrando com os compromissos com os educadores. Para pagar o piso, eles querem reduzir a nossa carga horária de 40 para 30 horas. A categoria não aceita porque vai reduzir o salário e a maioria dos professores não tem outro vínculo empregatício”, critica Luciene Costa, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís (SINDISERJ).

Segundo a representante da categoria, a Prefeitura de Janduís não está respeitando a representatividade do Sindiserj. “Eles enviaram duas propostas que não aceitamos. Agora o município convocou os professores diretamente, sem convidar o sindicato. Não aceitamos isso. O sindicato tem o poder legítimo de participar das negociações”, acrescenta Luciene Costa.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) está participando do ato em Janduís. “Estamos dando apoio a este movimento porque defendemos uma escola pública de qualidade e essa qualidade passa pelo incentivo ao professor” , destaca Marleide Cunha, presidente do sindicato mossoroense.

Fonte: http://gazetadooeste.com.br/professores-de-janduis-realizam-protesto-cobrando-melhorias-salariais/

Nenhum comentário: